domingo, 18 de outubro de 2009
Um pouco sobre a sucá
Como dito anteriormente neste Blog, o Sucot é uma festa judaica que relembra o êxodo dos judeus no deserto após a saída do Egito. Neste período, os judeus montavam pequenas tendas com o que tinha em mãos para buscar abrigo nas condições hostis do deserto.Essas tendas são chamadas de Sucá. Miriam Kirsztain, assistente do rabinato da comunidade Shalom explica um pouco melhor a sucá. “Quando os judeus vagavam no deserto, eles eram nômades e usavam matérias fáceis de montar. A sucá era frágil mesmo e serve para nos lembrar a nossa confiança em Deus”, afirma ela. Além de sua fragilidade, a sucá é montada com varias frutas, que relembra a época de colheita no hemisfério norte.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Início e fim do calendário Judaico
As crianças
As crianças também são responsáveis por enfeitar a Sucá.
A Sucá
As frutas representam a colheita, uma vez que o Sucot ocorre durante o outono no hemisfério norte, embora seja comemorado aqui, no hemisfério sul, durante a primavera.
Outono, como época das colheitas, também era a época que os judeus levavam parte de seus alimentos para os templos.
Tradição da escrita
Miriam Kirsztain, assistente do Rabinato da Comunidade Shalom explica que são considerados sagrados os pergaminhos manuscritos com tinta vegetal, os quais são escritos por uma pessoa especializada.
domingo, 4 de outubro de 2009
Sucot em Foco
Seja bem vindo ao Sucot em foco! Neste Blog, vamos abordar o Sucot, essa festa judaica que relembra os 40 anos de êxodo dos judeus nos desertos após a saída do Egito. Com matérias, fotos e entrevistas vamos tentar trazer um pouco do Sucot para você, abordando os principais acontecimentos desta festa. Se você quiser saber mais sobre essa festa da cultura judaica, fique ligado no Sucot em Foco!
Assinar:
Postagens (Atom)