domingo, 18 de outubro de 2009

Um pouco sobre a sucá

Como dito anteriormente neste Blog, o Sucot é uma festa judaica que relembra o êxodo dos judeus no deserto após a saída do Egito. Neste período, os judeus montavam pequenas tendas com o que tinha em mãos para buscar abrigo nas condições hostis do deserto.Essas tendas são chamadas de Sucá. Miriam Kirsztain, assistente do rabinato da comunidade Shalom explica um pouco melhor a sucá. “Quando os judeus vagavam no deserto, eles eram nômades e usavam matérias fáceis de montar. A sucá era frágil mesmo e serve para nos lembrar a nossa confiança em Deus”, afirma ela. Além de sua fragilidade, a sucá é montada com varias frutas, que relembra a época de colheita no hemisfério norte.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Início e fim do calendário Judaico


Todas as semanas os judeus lêem um trecho da Torá, e os antigos sábios que criaram o calendário judaico o fizeram de tal forma que a Sucot termina justamente com a última leitura do livro sagrado judaico. Essa data é comemorada com música, canto e dança e caracteriza um prelúdio para uma nova leitura do Torá, começando em Genesis, tudo outra vez

As crianças

A tradição judaica é passada para as crianças sempre de forma oral. A assistente do Rabinato da Comunidade Shalom, Miriam Kirsztain explica que a cultura é passada de pai para filho, de geração em geração. "Todas as vezes em que as crianças estão presentes em uma comemoração, festa ou feriado, elas ouvem dos mais velhos a histórias do judaísmo. Essa tradição é mantida há 2 mil anos e ela não se perdeu justamente por ser passada oralmente", detalha Miriam.
As crianças também são responsáveis por enfeitar a Sucá.


A Sucá

A Sucat é uma espécie de cabana construída para festejar o Sucot. Constituída de partes móveis e fáceis de montar, a Sucá é propositalmente frágil para reafirmar a confiança em Deus, além de celebrar a época em que os judeus vagavam pelo deserto.
As frutas representam a colheita, uma vez que o Sucot ocorre durante o outono no hemisfério norte, embora seja comemorado aqui, no hemisfério sul, durante a primavera.
Outono, como época das colheitas, também era a época que os judeus levavam parte de seus alimentos para os templos.

Tradição da escrita



Se a cultura judaica é forte no mundo inteiro após milhares de anos de existência muito se deve a tradição passada de geração para geração. Este texto, por exemplo, é um trecho do pentateuco, mas não é considerado sagrado por ser impresso em papel.
Miriam Kirsztain, assistente do Rabinato da Comunidade Shalom explica que são considerados sagrados os pergaminhos manuscritos com tinta vegetal, os quais são escritos por uma pessoa especializada.

domingo, 4 de outubro de 2009

Sucot em Foco

Seja bem vindo ao Sucot em foco! Neste Blog, vamos abordar o Sucot, essa festa judaica que relembra os 40 anos de êxodo dos judeus nos desertos após a saída do Egito. Com matérias, fotos e entrevistas vamos tentar trazer um pouco do Sucot para você, abordando os principais acontecimentos desta festa. Se você quiser saber mais sobre essa festa da cultura judaica, fique ligado no Sucot em Foco!