domingo, 8 de novembro de 2009

Rituais: O que se faz durante o Sucôt?


Como qualquer festa, o Sucot tem comida e símbolos. As famílias judaicas constroem a Sucá (cabana) dentro de suas casas e lá dentro fazem as refeições durante os oito dias do festejo. O intuito é recordar o momento em que os judeus se abrigaram em cabanas durante a peregrinação no deserto do Egito.

Algumas famílias não possuem o hábito de construírem a Sucá. Para isso, alguns judeus freqüentam a Sucá da Sinagoga mais próxima para que sejam feitas as refeições e orações dentro das tradições divinas.

Algumas plantas sagradas são usadas durante os rituais. Todas elas servem de instrumento para as orações e abençoar as refeições. Elas também se enquadram de referência direta a colheita na época da fertilidade em Israel e a natureza das pessoas, que nem sempre são coesas e atentas as práticas do Judaísmo.

O etrog (fruta cítrica semelhante à cidra) simboliza os que conhecem as leis religiosas e as praticam fielmente. A lulav (feixe de folhas de palmeira) se refere aos que conhecem as leis, mas não as seguem. A hadas (ramos de murta) simboliza os que observam e praticam boas ações, mas não conhecem a Torá ou outros mandamentos religiosos e o aravá (dois ramos de salgueiro) representa os indivíduos afastados do judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário